top of page
Buscar

3ª DECRAB Camaquã deflagra “Operação Desengano” e esclarece ocorrência de Furto Abigeato em Arambaré

Foto do escritor: SRCSRC
abigeato descarte

Na manhã de hoje, dia 26 de fevereiro a Polícia Civil través da 3ª DECRAB Camaquã, realizou a “Operação Desengano” com objetivo de esclarecer ocorrência de Furto Abigeato, em propriedade rural no município de Arambaré, registro realizado na terça-feira dia 18, relatando o furto de 86 cabeças de gado. Imediatamente após o registro agentes da 3ª DECRAB Camaquã foram até a propriedade rural para falar com os funcionários e averiguar o local por onde os animais teriam sido furtados.


policiais esclarecendo abigeato

O corte na cerca de arame permitiu o acesso do gado à estrada municipal que liga Arambaré até a localidade de Santa Rita do Sul. No levantamento do local os agentes da 3ª DECRAB Camaquã constataram vários indícios demonstrando inconsistências no relato dos funcionários, levantando suspeitas com relação ao furto. Haviam poucos rastros para a quantidade de gado furtado, os rastros desapareciam na estrada, não foi identificado a introdução do gado em nenhuma propriedade lindeira, não existe carregador próximo ao local, sem marcas de pneus que demonstrassem o uso de caminhões, sendo que para a quantidade furtada seria necessário 4 caminhões para o transporte.


Em uma propriedade distante cerca de 2km, sentido Santa Rita do Sul, foi possível acessar o sistema de videomonitoramento. Também foi possível o acesso as câmeras de segurança na entrada da cidade de Arambaré, porém em nenhumas destas câmeras apresentava imagem de caminhão ou gado sendo tropeado.


Com a formalização do 3º depoimento de um dos funcionários, este acabou admitindo que “forjou o furto”, agindo sozinho. Afirmou que estava arrependido de tal atitude, que agiu desta forma por impulso, na tentativa de acertar o saldo junto a Inspetoria Veterinária, de animais que estavam morrendo na propriedade nos últimos 6 anos, mortes estas que não havia relatado aos proprietários. O funcionário afirmou ainda que o descarte dos animais que morreram era realizado em 3 pontos distintos dentro da fazenda.


policiais abigeato

Na manhã de hoje, agentes da 3ª DECRAB Camaquã rebanharam e vistoriaram todo o rebanho bovino, num total de 607 semoventes, constatando que faltavam exatamente 86 cabeças de gado para fechar o saldo de 693 animais constantes na Inspetoria Veterinária. Também foram verificados os locais de descarte onde várias ossadas foram identificadas. O Inquérito Policial será concluído nos próximos dias, sendo o funcionário indiciado por Falsa Comunicação de Ocorrência.

(Fonte:DECRAB)

Comments


11201923_1639282159668086_49515384671300

Rua João Ferreira, 850 - Bairro Gaúcho
Camaquã/RS
CEP 96.789-192

(51) 9.9994-6573

  • Facebook Social Icon
orgulhosamente criado por Mídia Campo - Marketing para o agro (51)9.9901-1484
Mídia Campo horizontal branco.png
bottom of page