top of page
Buscar
Foto do escritorSRC

DECRAB Camaquã participa de Workshop sobre O Mercado Ilegal de Defensivos Agrícolas no Brasil


No dia 8 de novembro, no auditório da Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia, em Porto Alegre, ocorreu um Workshop promovido pela CorpLife Brasil, onde foram discutidos as ações para combate do Mercado de Agrotóxicos Ilegais.


O evento que contou com a participação da Receita Federal, Secretaria Estadual de Agricultura, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Ibama e da Polícia Civil através das DECRABs Alegrete, Cruz Alta, Camaquã e da DRACO de São Luis Gonzaga, sendo que cada entidade participante apresentou suas ações e o resultado das operações realizadas, bem como as deficiências encontradas.


Os agrotóxicos ilegais entram no Rio Grande do Sul através da extensa fronteira com o Uruguai e a Argentina, através de transporte terrestre, aquático e aéreo, demonstrando uma enorme organização dos grupos criminosos. Segundo os dados apresentados os Agrotóxicos ilegais correspondem a 25% do mercado brasileiro.


Um dos principais entraves está no armazenamento e destruição dos produtos apreendidos, que no ano de 2022 já correspondem a 400 toneladas. O grupo CorpLife pretende levar as reivindicações das entidades e buscar junto ao Governo Federal e Estadual, através das Secretarias de Segurança, um aporte maior de recursos financeiros, materiais e de efetivo, necessários às entidades que desenvolvem as operações e investigações destas quadrilhas.

Fonte: DECRAB Camaquã

Comments


bottom of page