Curso de Manejo do solo e sua fertilidade - Plantio Direto

Curso de Manejo do solo e sua fertilidade - Plantio Direto do SENAR-RS, parceria da Associação dos Arrozeiros de Camaquã e o Sindicato Rural de Camaquã, sendo realizado na Secretaria do Sindicato Rural, no Parque de Exposições Dorval Ribeiro.

Conteúdo Programático:

Enfoque econômico e conservacionista.

-Sistemas de cultivo e coleta de amostras de solo: diferenciação e vantagens dos diferentes sistemas de cultivo; plano de amostragem de solo.

-Calagem e adubação: critérios e épocas para aplicação; influência do "PD" na adubação; necessidades das culturas; estratégias de adubação.

-Rotação de culturas: plantas de cobertura de solo; efeito alelopático; produção de palha; reciclagem de nutrientes.

-Aplicação de agrotóxicos: uso de herbicida, inseticida e fungicida; aplicação de herbicidas na rotação de culturas (manejo integrado de plantas daninhas); classes toxicológicas; uso de EPI; aspectos importantes na aplicação de agrotóxicos; tríplice lavagem e descarte de embalagem.