Jovem João Pedro Scherer Menezes representa nova geração do cavalo crioulo no Freio do Proprietário
- SRC

- 24 de out.
- 2 min de leitura

Com apenas 19 anos, João Pedro Scherer Menezes vem se destacando nas pistas e mostrando que o amor pelos cavalos é um legado de família. O jovem competiu na categoria Amador B do Freio do Proprietário 2025, alcançando o 15º lugar entre 39 competidores, com uma média final de 8,244 pontos — um resultado que reflete dedicação, parceria e muito aprendizado.

Raízes no campo e olhos no futuro
Filho de Luciano Menezes e Ana Cristina Scherer, João Pedro cresceu cercado pelo ambiente do campo e pelos ensinamentos da lida campeira. Atualmente, ele está se preparando para o ENEM, com o objetivo de cursar Agronomia — área pela qual já demonstrou interesse ao cursar um semestre em Itaqui.
“Decidi voltar pra casa pra ajudar meu pai na fazenda e continuar estudando. Quero seguir no agro, é o que eu gosto e onde me sinto bem”, conta João Pedro.
Paixão de família e incentivo da irmã
O gosto pelas competições vem desde cedo. João Pedro participou de vários Freio Jovem, sempre com o apoio da família — especialmente de sua irmã Rafaela, apontada por ele como a principal incentivadora. “Ela adora os cavalos e as provas. É quem mais me motiva a seguir competindo”, destaca.

Vitória da Ouro Branco: parceria e confiança
Na competição, João Pedro montou a égua Vitória da Ouro Branco, criada por Paulo César Griebeler e de propriedade de Luciano Menezes. Juntos, formaram uma dupla harmoniosa e consistente, que se destacou pela boa performance nas etapas classificatórias e nas provas de mangueira.
Juventude, talento e determinação
Mais do que o resultado, a participação de João Pedro simboliza o fortalecimento da nova geração de criadores e competidores do cavalo crioulo. Jovens que unem tradição, técnica e amor pelo campo.

“Cada prova é um aprendizado. O mais importante é estar junto do cavalo, fazendo o que a gente gosta e representando bem nossa família”, disse João Pedro ao final da competição.
Com humildade e foco, João Pedro segue trilhando seu caminho montado e no agro. E como ele mesmo resume, “a jornada só está começando”.




.png)



Comentários