"NÃO AOS PEDÁGIOS NA REGIÃO SUL" - Mobilização será determinante para evitar pedágios na região

Iniciativa visa unir entidades contra a instalação de praças de pedágio abusivas na região

A região sul do Rio Grande do Sul tem sido palco de discussões acaloradas nos últimos meses devido ao anúncio da possível instalação de praças de pedágio ao longo da BR-116.

Serão concedidos trechos das rodovias BR-290/RS,BR-116/RS, BR-158/RS e BR392/RS num total de 674 KM.

Dentre as particularidades apresentadas para a concessão está o fato de que a licitação será vencida não por quem cobrar o menor valor do pedágio, mas sim quem fizer o repasse maior ao Governo Federal, a chamada cobrança de outorga, além do fato de que os valores arrecadados não obrigatoriamente serão repassados para a manutenção dos trechos da nossa Região.

"É um absurdo que tenhamos que pagar um pedágio que será o mais caro do país para subsidiar a manutenção de estradas que nem sequer são do nosso Estado" comentou o Deputado Estadual Luis Marenco(PDT) que esteve em Camaquã dia 14 de junho na Audiência Pública na ACIC onde foi debatido com dirigentes de entidades.

A Audiência teve um caráter de continuidade da Audiência Pública proposta pelo Deputado Estadual Zé Nunes(PT) em novembro passado no IFSUL em Camaquã.

TRECHOS E VALORES

Dessa vez, a ACIC foi a arena de debates sobre a instalação de praças de pedágios na Região e contou com uma apresentação muito didática do vereador de Eldorado do Sul Fábio Leal(PDT)que destacou os preços e trechos dos pedágios que fazem parte dos planos de concessão(veja abaixo) sob o olhar atento de dirigentes de entidades, empresários e população da região.

O projeto é mais agressivo que o aplicado em anos passados pois contempla a instalação de uma praça de pedágio entre Camaquã e Tapes, entre Barra do Ribeiro e Guaíba e em Eldorado do Sul(na antiga praça da CONCEPA) porém desta vez na ida e na volta(antes era só no sentido Eldorado/Guaíba) e na saída e entrada de Eldorado do Sul, impossibilitando a fuga do pedágio pela "Estrada do Conde".

TARIFAS

Na apresentação o vereador apresentou os valores propostos que serão os mais caros do país:

Conforme apresentado pelo vereador Fábio Leal no comparativo acima, os valores a serem cobrados a cada 100km rodados em pista dupla será de R$16,15 e em pista simples R$11,54. A pista dupla será a mais cara do país a cada 100km rodados e na pista simples a terceira tarifa de pedágio mais cara do país. A segunda tarifa mais cara do país a cada 100km rodados é administrado pela Ecosul que administra o posto de pedágio do Cristal. RESUMO: A REGIÃO SUL DO ESTADO TERIA AS TRÊS TARIFAS MAIS CARAS DE PEDÁGIO A CADA 100KM RODADOS!

A VISÃO DO GOVERNO DO ESTADO

Em visita a Camaquã durante a Expocamaquã 2023, na reunião Almoço da ACIC e após declarações da Presidente da ACIC, Paola Longaray Fonseca contra a instalação de praças de pedágio na região, o vice-governador Gabriel Souza foi categórico ao dizer que sim, haverão concessões de estradas no Estado, mas que é contra o modelo atual aplicado pelas administradoras de praças de pedágio defendendo o modelo Free Flow que cobra por km percorrido baseado em fotos tiradas das placas ao passar pelas praças de pedágio.

Esse modelo foi trazido à atenção durante a audiência como uma alternativa para a região, mas que tampouco foi aceito como a solução, devido aos valores cobrados que se manteriam os mesmos propostos.

A MOBILIZAÇÃO

Com base nas apresentações e posições das entidades presentes, o Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, com intuito de representar e defender os interesses do agronegócio que tanto emprega e desenvolve nossa região bem como de outras cadeias produtivas da região, lança a campanha: "DIGA NÃO AOS PEDÁGIOS NA REGIÃO SUL", que conta com a parceria e participação das entidades: -SINDICATO RURAL DE CAMAQUÃ E ARAMBARÉ

-ACIC

-AUD

-ASSOCIAÇÃO DOS ARROZEIROS DE CAMAQUÃ

-COOPACC

-PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAQUÃ

-PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAMBARÉ

-RÁDIO ACÚSTICA FM

-CONEXÃO RURAL

-CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CENTRO-SUL

-ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA COSTA DOCE

-MÍDIA CAMPO - MARKETING PARA O AGRO

"Resolvemos criar um selo para engajar as entidades e mobilizar a população para sensibilizar as lideranças sobre a questão do pedágio na nossa região. Esse é um veneno que vai matar aos poucos o desenvolvimento da nossa região seja qual for a esfera da economia. Com isso vamos formar uma frente para combater essa ideia que além de restringir futuros investimentos na nossa região, ainda vai tirar capital daqui para levar a outras regiões do país" conclui Paulo Griebeler, presidente do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré.

As entidades estão ainda se organizando para a próxima etapa dessa luta que será dia 26 de junho, mas dessa vez na Assembleia Legislativa do Estado, onde o assunto será amplamente discutido.