RESERVA AMBIENTAL É PONTO DE DISCUSSÃO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ARAMBARÉ

Com o objetivo de criação de uma reserva ambiental em Arambaré, foi realizada na noite de ontem(10/06/2022) no Salão de Eventos da INÚBIA em Arambaré uma audiência pública.

Estiveram presentes autoridades tanto de Arambré como de Camaquã para discutir com a comunidade e produtores rurais da região as possibilidades.

Uma iniciativa do Instituto Chico Mendes e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios.

Tiago Quaggio Vieira (ICMBio/RAN), destacou a importância de se criar um local adequado para a conservação e estudo da Liolaemus arambarensis, uma espécie rara de lagartixa, bem como de orquídeas e outros répteis da região acendendo um alerta na comunidade e produtores que se mobilizaram para melhor compreensão da viabilidade do projeto.

O contraponto ficou a cargo das entidades representativas do agro da Região, bem como de membros da comunidade de Arambaré.

Um dos pontos mais destacados foi o fato de a fauna e a flora, pauta da proposta do ICMBio estar ainda em existência, ser justamente pelos protocolos ambientais aplicados pelos produtores, anulando assim, a necessidade da criação de uma reserva para a conservação.

Ainda outro ponto amplamente debatido foram os custos envolvidos para implantação, conservação, pesquisa e eventual desapropriação, que seriam de origem do Município de Arambaré, criando uma resistência por parte de entes do legislativo Municipal, presentes no evento representando a comunidade.

"Repetindo a fala da D. Maria Tereza Scherer Mendes, vice-presidente do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, gostaria de destacar que se a lagartixa sobreviveu todo esse tempo na região e resistiu à extinção já ocorrida em outros habitats, é justamente porque o produtor toma muito cuidado com a flora e a fauna da região, cumprindo todas as exigências ambientais necessárias para isso" foi o argumento apresentado por João Francisco Bade Wolf, produtor rural e Presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça(FEBRAC).

O que fica mais marcante de resultado dessa noite de reunião, foi a condução conciliatória do Prefeito Jardel Cardoso(PL) unindo campo, cidade e meio ambiente e destacando o papel determinante da comunidade nas decisões. Mais detalhes sobre o posicionamento dos produtores rurais da região, você confere na entrevista de Marcelo Camardelli, Assessor da Presidência e Coordenador da Comissão de Meio Ambiente da FARSUL: