top of page
Buscar
  • Foto do escritorSRC

RESTAM SOMENTE 5 VAGAS PARA O PROGRAMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA & GERENCIAL DO SENAR-RS: AT&G




Assistência Técnica e Gerencial - ATeG

        A partir fevereiro de 2020, o SENAR-RS implementará no estado do Rio Grande do Sul atendimentos às propriedades rurais, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

        O projeto visa a consultoria gerencial associada à adequação tecnológica das propriedades, que auxiliem o produtor rural a obter melhores resultados técnicos e econômicos na sua atividade produtiva, priorizando a gestão da atividade de forma eficiente.

        Inicialmente o projeto contempla 5 mil propriedades rurais das cadeias produtivas: Agricultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite e Ovinocultura.

        Cada turma de ATeG será acompanhada por 1 (um) técnico de campo, com visitas mensais individualizadas durante o período de 24 meses, disseminando conhecimento e implantando melhorias conforme as necessidades de cada propriedade.

        Cada grupo de 15 técnicos de campo será supervisionado por um supervisor técnico, que terá a função de orientar a equipe de campo, acompanhando o andamento das ações propostas, além de avaliar a satisfação dos produtores, tornando-se assim, corresponsável pelos resultados alcançados nas propriedades atendidas.

         A ATeG atua com foco na propriedade rural em sua totalidade, baseando-se em 6 (seis) eixos de atuação:

                                          1- Formação Profissional Rural – Capacitação de produtores rurais;

                                          2- Difusão Tecnológica – Assistência Técnica e Gerencial;

                                          3-  Boas Práticas Agropecuárias – Implantação das diretrizes;

                                          4-  Empreendedorismo/Gestão;

                                          5-  Disseminação do conhecimento;

                                          6- Controle, análise e avaliação de todas as ações previstas pelo Projeto.

        A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR utiliza um modelo de gestão e operação gerencial continuados, que engloba todos os processos da cadeia produtiva da propriedade – possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e os processos de gestão do negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica, da família e da comunidade.

         A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que abrangem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, conforme esquema abaixo:

                                      1° Diagnóstico Produtivo Individualizado: Quando são levantadas as informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações.

                                     2° Planejamento Estratégico: Importante etapa de pactuação dos objetivos, que ocorrem entre o produtor rural e o Técnico de Campo, sempre com o acompanhamento de um Supervisor.

                                     3ª Adequação Tecnológica: É quando são feitas as recomendações pela equipe técnica que geram impacto direto em todo o sistema de produção.

                                     4ª Capacitação Profissional Complementar: Utilizando a experiência do SENAR, as ações de curta e média duração complementam os conhecimentos trazidos pelo Técnico de Campo e auxiliam na tomada de decisão dos produtores.

                                     5ª Avaliação Sistemática de Resultados: Conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas, desenvolvidas pelo SENAR, que apontam para o alcance do resultado, ou, sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.

logo src.png
bottom of page